Especula-se que Obama já terá convidado Clinton para o cargo de Secretária de Estado.
Recordo que Clinton criticou Obama durante as primárias, especialmente nas questões relacionadas com a política externa. Aliás, ambos os candidatos apresentavam algumas visões diferentes relativamente ao Iraque, por exemplo. A Senadora de Nova Iorque havia apoiado a invasão do Iraque, enquanto que o Presidente Eleito nunca a defendeu. Além disso, Obama sugeria uma retirada o mais rapidamente possível.
De acordo com esta notícia, os motivos para a escolha de Clinton terão estado relacionados com o controlo que Obama poderá exercer sobre a ex-primeira-dama, que poderia tornar-se uma voz crítica da Administração Obama. Haverá, também, certamente, um agradecimento, pelo facto de os Clinton terem feito acções de campanha por Obama.
Pensa-se que Obama deverá fazer o anúncio após o "Thanksgiving Day", que, este ano, será no dia 27 de Novembro.
Para Clinton esta será uma oportunidade de recuperar a confiança na diplomacia americana. Será, a confirmar-se, a 3.ª mulher a ocupar o cargo, após Madeleine Allbright, na Administração Clinton e a ainda Secretária de Estado, Condoleezza Rice, na Administração Bush.
Watch CBS Videos Online
Watch CBS Videos Online
2 comentários:
E convidou mesmo. Para conviver com Robert Gates. Mas não me parece que uma dupla Obama-Clinton seja facilmente questionável pelo secretário de Bush. Veremos...
Voltei ao activo em http://ovalordasideias.blogspot.com
Pois confirmou...
Eu brevemente entrarei novamente no activo. Posteriormente, darei conta do gabinete de Obama.
Enviar um comentário