quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"O efeito Palin"

Sarah Palin foi uma escolha arriscada. McCain te-la-á escolhido como sua "running mate" por 2 motivos: para unir a base conservadora do seu partido que não o apoiava convictamente e para tentar que algumas mulheres votassem no ticket republicano. Parece-me exagerado dizer que McCain perdeu devido a esta escolha arriscada, mas, segundo uma sondagem da CBS, Palin terá contribuído para que algumas pessoas votassem em Obama.



Watch CBS Videos Online

Parece-me exagerado dizer que McCain terá perdido devido a Palin, pois o assunto que mais dominava a agenda mediática, a partir de finais de Setembro, foi a crise de Wall Street. As pessoas começaram a ficar preocupadas e consideraram que deveriam votar em alguém que apresentasse, em seu entender, as melhores propostas a nível económico. No entanto, existiu um efeito negativo da escolha de Palin.
Após a escolha de McCain, Palin gerou um interesse súbito: ninguém conhecia a Governadora, com mais de 80% de popularidade, do pequeno estado de 8000 habitantes, do Alasca. Sarah Palin fez bons discursos, mas revelou-se incapaz de responder convenientemente às questões feitas por entrevistadores, nomeadamente por Katie Couric, da CBS. Quando a campanha republicana a deixou livre para responder a questões dos jornalistas, já era tarde!
Assim, a CBS conlui que 46% dos republicanos moderados admitem que Palin foi um factor a ter em conta no seu voto (21% dos republicanos moderados terão votado em Obama). Nos independentes, a percentagem de inquiridos que admitem ter votado em Obama, devido à escolhade Palin, foi 58. Neste contexto conclui-se que a Governadora do Alasca terá provocado algumas perdas para o seu ticket.

Sem comentários: