sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Afinal a lei já existia

A falta de experiência de Sarah Palin foi criticada por Chuch Hagel, um antigo republicano que, apesar de ser amigo de McCain, afastou-se um pouco do partido, após a invasão do Iraque. Hagel faz parte da Comissão de Assuntos Estrangeiros e criticou o facto de Palin ter pedido um passaporte norte-americano apenas no ano passado, referindo que esta não tinha suficiente experiência em questões internacionais. Palin argumentou que o facto de o Alasca estar próximo da Rússia dava-lhe algumas noções de relações internacionais. Hagel considerou essa afirmação uma ofensa aos norte-americanos. Devo dizer que esta crítica a um possível VP é muito importante, pois vem de um republicano. Contudo, pode ser "minimizada", pelo facto de McCain ser "expert" em assuntos internacionais. Assim, as eventuais críticas deverão apontar os pontos fracos de McCain e de Palin.
Entretanto, uma das ideias muito difundidas pela campanha de McCain é que a corrupção vai acabar em Washington, até porque Palin foi uma reformista no Alasca (apesar disso, Palin recusou-se a prestar mais esclarecimentos sobre o caso do cunhado no Alasca). A propósito de transparência, Palin referiu que iria fazer em Washington, como no Alasca: iriram disponibilizar um "checkbook" online, para que as pessoas conseguissem ver como ia o seu dinheiro.

«We’re going to do a few new things also. For instance, as Alaska’s governor, I put the government’s checkbook online so that people can see where their money’s going. We’ll bring that kind of transparency, that responsibility, and accountability back. We’re going to bring that back to D.C.» Sarah Palin.

Mas, já existe essa lei em Washington DC. Foi feita por uma equipa de Barack Obama e do republicano Tom Coburn. A lei é conhecida como o "Google do Governo". O site é o USASpending.gov .
Contudo, eu acredito nas boas intenções de Sarah Palin. Acredito que Palin possivelmente desejará reformar Washington. Devo, todavia, dizer que não basta, neste momento, ter boas intenções. Por isso, penso que Palin ainda terá de desenvolver algumas aptidões que, no futuro, lhe possibilitarão ambicionar ser candidata do partido republicano à Casa Branca. Para isso, é fundamental que, nestas eleições, Palin consiga absorver todos os conhecimentos possíveis
Informação retirada
daqui e daqui (CNN). Esta notícia da CNN é igualmente interessante.

Sem comentários: