domingo, 28 de setembro de 2008

1.º Debate Presidencial


Este debate foi o primeiro de 3, onde o assunto principal era a política externa (ponto forte de McCain), embora também se tivesse analisado a Economia, devido à actualidade em torno deste tema.
Segundo os europeus, Obama deveria ser eleito Presidente da actual maior potência mundial. No entanto, quem vota são os americanos, que não escolheriam um Presidente apenas de acordo com os padrões europeus (que têm que ver com os assuntos que mais os afectam, como a política externa e a Economia).
A maioria dos analistas considera que o debate foi um “empate”. Nenhum dos candidatos se evidenciou, mas também nenhum terá cometido gaffes. A maioria dos americanos indecisos não sabe dizer, de acordo com uma sondagem da CBS, quem terá ganho o debate, mas ainda assim 25% defendem que McCain o terá ganho, contra 39%, que pensam que foi o Senador do Illinois. Vejamos mais pontos abordados na sondagem:


Quem tomaria as melhores decisões no Iraque?
58% dos indecisos estão convencidos que seria McCain.
48% consideram que Obama também faria um bom trabalho.

Quem tomaria as melhores decisões económicas?
44% dos indecisos inclinam-se para McCain.
66% pensam que seria Obama.

Quanto à preparação do candidato para ser presidente, …
79% dos indecisos consideravam antes do debate que McCain estaria preparado para assumir o cargo. Depois do debate, o valor desceu 1%.
45% dos indecisos consideravam antes do debate que Obama estaria preparado para assumir o cargo. Depois do debate, o valor aumentou para os 58%.

Um quarto dos indecisos mudaria a sua opinião sobre o candidato em que votaria. De referir que, para 46% dos indecisos a sua opinião sobre o candidato democrata aumentou, piorando para 8% dos indecisos. Para os restantes 46%, manteve-se na mesma.
A margem de erro é de 4% e a apresentação dos resultados pode ser feita, clicando na imagem acima.
O debate pode ser visto aqui.

Sem comentários: