sábado, 6 de setembro de 2008

Curtas...

Durante esta semana houve alguns desenvolvimentos:
1) Análise do impacto da convenção democrata nas sondagens;
2) Convenção Republica e respectivo impacto nas sondagens.
Ao que me parece, as pessoas continuam muito indecisas quanto ao candidato em que votarão.
O certo é que McCain, no seu discurso na Convenção Republicana, obteve uma audiência superior à de Obama.
O discurso de Sarah Palin quase igualou o de Obama. Este facto, está, com certeza, relacionado com toda a polémica instalada à volta de Palin. Recorde-se que a VP de McCain não era conhecida, a não ser no Alasca, antes da nomeação a VP. No entanto, se o objectivo de McCain era, eventualmente, obter os votos das mulheres .
Apesar de os 2 candidatos serem ideologicamente diferentes, continua a haver indecisos (as sondagens mostram, contudo, um ligeiro avanço de Obama).
Se o objectivo da ecolha de McCain era o voto das mulheres, (o discurso em que Palin fala de Clinton era um claro apelo ao voto das mulheres), penso que não será totalmente concretizado. Há, entretanto, um efeito positivo para o candidato republicano com a escolha da sua VP, que foi a unificação do partido, em seu redor, dado que as posições de Palin são deveras conservadoras.
Existirá, até, a possibilidade de Palin vir a ser ela própria candidata à Casa Branca, em 2012 ou 2016. O tempo o dirá, dependendo do seu desempenho na campanha eleitoral e, quiçá, na Casa Branca.

Sem comentários: