quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Último debate presidencial. Será decisivo?

Hoje é a última oportunidade de John McCain tentar conquistar algum terreno perdido, ou de Barack Obama, sagrando-se claramente vencedor do debate, mais facilmente poder chegar a Casa Branca.
Este último debate será em Nova Iorque.


De acordo com os analistas, McCain precisa de mudar de estratégia: os ataques pessoais não estão a resultar. Com efeito, numa sondagem da CBSnews, Obama reúne 53% das intenções de voto, contra 39% de McCain. É um valor muito mais baixo, desde que começou a política de ataque pessoal. Denota-se uma necessidade de mudança no discurso (21% de independentes mudaram a sua opinião face a McCain, durante este período de tempo). Ainda assim, há republicanos que dizem que a campanha de Obama gastou mais dinheiro em anúncios negativos que McCain (Obama tem mais dinheiro, por isso, poderá ter gasto mais, mas percentualmente foi inferior). Parece-me um discurso completamente obtuso, pois foi McCain que lançou, primeiramente, a ofensiva. Os anúncios da campanha democrata foram a resposta a esses ataques.
Hoje o debate será sobre a Economia, mas é natural que outros assuntos, como a experiência de Obama sejam tocados. Neste aspecto, um analista democrata responde que Obama apresentou experiência durante os últimos 24 anos.
A questão para a analista republicana tem que ver com o ponto fraco de McCain ser a economia. Sabendo que o momento actual é de crise, como é que McCain se pode apresentar como sendo uma solução? A resposta relaciona o tema da economia, com a reforma que uma administração McCain poderá trazer a Washington. Além disso, refere que o único problema da América não é a economia. Isso é verdade, mas será que é McCain quem apresenta as melhores propostas nas outras matérias? Depende do ponto de vista e da matéria.

A reportagem é da CBSnews.

Watch CBS Videos Online

Sem comentários: