segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Sondagem CNN: 60% dos americanos dizem que estamos numa "depressão"

No dia em que as bolsas europeias desceram a pique (o Psi20 desceu quase 10%, naquela que foi a maior descida de sempre), saiu uma sondagem da CNN que diz que cerca de 60% dos americanos pensam que a situação que vive a Economia actualmente é de “depressão”, isto é, semelhante à situação posterior a 1929, onde o número de desempregados disparou, passou-se fome, devido, em parte, a uma desvalorização da bolsa, naquela que ficou conhecida como “5.ª feira negra”. A Economia só recuperou com Roosevelt e a sua política de “New Deal”.
Nesta sondagem é clara a importância que a economia representa para os americanos. Neste contexto, pode não ser acertado McCain dizer que pretende mudar o assunto de campanha (é certo que a economia não é o seu forte e pode pensá-lo, mas não o deve dizer, pois dá a entender que este é um assunto “entediante” e, assim, está a tentar desviar as atenções do assunto que mais interessa aos americanos). Tenho a certeza que as pessoas já perceberam as fracas capacidades de McCain nesta área.
Entretanto, o Presidente do Banco Mundial afirmou que esta crise demonstra a ineficácia do G7. Por isso, além dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido, também deveriam fazer parte do grupo dos mais poderosos o Brasil, a China, a Índia, o México, a Rússia e a África do Sul.

Sem comentários: