Uma sondagem da CNN sugere que a idade dos candidatos terá um maior impacto na decisão dos eleitores, que a raça. Recordo que especialmente no 2.º debate presidencial, em formato "Town Hall", a percepção dos eleitores foi a de um candidato republicano cansado, a andar de um lado para o outro e a de um vigoroso democrata.
De acordo com a CNN, a raça não é, para 70% dos inquiridos, um assuntos importante. 5% consideram que é muito importante e 11% pensam que é dos factores mais importantes. Do lado oposto, 13% afirmam ser um factor menor. Apesar deste resultados, não se pode concluir que Obama sairá prejudicado, pois se há americanos que não votam no ticket democrata por Obama ser negro, há outros que votarão apenas pelo mesmo motivo. A percentagem dos que o farão ronda o mesmo valor em ambos os casos.
Quanto à idade, 3% dizem que é um factor muito importante no seu voto e 19% consideram ser um dos aspectos mais importantes. Contrariamente, 25% pensam que é um facto menor.
Deve-se, contudo, referir que é difícil, por vezes, avaliar se as pessoas estão a dizer a verdade ou não. Espera-se que um efeito Bradley não se repita. O voto consciente não é o que é baseado na raça.
Como se pode ver nesta peça da CBS, o "efeito Bradley" deve o seu nome a um candidato a "mayor" de Los Angeles, em 1982. Estava à frente nas sondagens, mas perdeu no dia da eleição. Pensa-se que foi por ser negro. As pessoas não admitiam que eram racistas, nas sondagens, mas no dia da eleição, não votaram no candidato.
Watch CBS Videos Online
Sem comentários:
Enviar um comentário