Após o debate realizado na passada 5.ª feira, tentou-se perceber até que ponto o que foi dito pelos candidatos à Vice-presidência dos EUA foi verdade. Nesta reportagem da CBSnews, destacam-se 5 pontos que não obedeceram à verdade, talvez por desconhecimento dos intervenientes.
No que diz respeito a Sarah Palin, houve uma acusação em como Obama tentou subir os impostos, para a classe média, se as suas receitas anuais rondassem os 42 000$. Na verdade, Obama nunca o tentou fazer.
Além disso, de acordo com o programa de impostos de Obama,em que as famílias com mais recursos contribuiriam mais para o Estado, a Governadora acusou o ticket Obama-Biden de subir os impostos a milhões de pequenas companhias. Ora, a verdade é que afectarão milhares (cerca de 480 000 mil pequenos estabelecimentos), mas este valor não chega a metade de um milhão. Neste caso, foi utilizada uma hipérbole, para exagerar o efeito de uma medida que o ticket democrata pretende tomar.
Finalmente, a construção do gasoduto que Palin disse já estar a ocorrer, no Alasca, na verdade, ainda está no papel.
Relativamente ao Senador democrata, na sua resposta a Palin, disse que também McCain havia votado para que os impostos da classe média subissem. Com efeito, McCain fez o contrário.
Além disso, Biden referiu que Obama nunca havia dito que se sentaria à mesa com o Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, sem pré-condições. De facto, Obama disse-o, numa entrevista à CNN.
Muitas destas faltas, acredito não terem sido cometidas propositadamente, mas, muitas vezes, por esquecimento do que já se disse anteriormente.
sábado, 4 de outubro de 2008
Rescaldo do Debate: Até que ponto se disse apenas a verdade?
Etiquetas:
Barack Obama,
Debates,
Eleições América 2008,
Joe Biden,
John McCain,
Sarah Palin
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário